sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Conquistas !!

Meus amigos vejam o que outro grande amigo meu esta escrevendo! Forte Abraço
Fabiano

O que já conquistamos!

O brasileiro tem mania de ressaltar seus defeitos. Fala para todos os ventos
o quanto há corrupção, o quanto os empresários são espertos, fala da
ineficiência do poder público, dos problemas de trânsito, do buraco na rua,
dos impostos altos e assim por diante...

O lado positivo deste hábito, é que ele nunca nos permite estar satisfeitos
com o que vemos.

Sempre achamos que ainda há sempre muito por fazer. O problema, no entanto,
não é isso. Não é essa, digamos – "constatação pessimista dos fatos" o
problema. O ponto chave é na verdade, a reação que temos diante destes
"fatos ruins" com os quais nos deparamos todos os dias.

O empreendedor, o visionário, simplesmente pelo fato de ter uma enorme fé
naquilo que acredita, vê sempre um "copo meio cheio". Enxerga que apesar de
todos os problemas que enfrenta, muito já foi conquistado! O empreendedor
visionário consegue se auto-motivar porque valoriza o que já foi construído.


Ele tem a percepção que muitos não tem - do caminho que já foi percorrido.
Isso dá a ele uma grande capacidade de resistência e vontade de prosseguir.

Já o pessimista (que sempre vê o "copo meio vazio"), acaba se acomodando.
Fica inerte e não consegue mais dar o passo seguinte. Não teve a
sensibilidade de ver o quanto já tinha sido conquistado por ele há meses,
anos, talvez décadas...e desiste, perde o ânimo.

Em Economia, uma informação só tem sentido quando pode ser comparada.
Chamamos de "série temporal" uma seqüência de dados em um espaço determinado
do tempo. Assim podemos perceber linearmente no tempo o quanto uma variável
se modificou e esta informação se transforma em conhecimento útil, quando
comparamos a correlação dela com outras "séries temporais" de outras
variáveis. O quanto uma pode influenciar na outra e assim por diante.

É assim que temos que ser na vida. Acreditar em nós mesmos, na "variável Eu"
e não deixar de fazer o famoso "benchmarking". Mas o mais importante é nunca
deixarmos de reconhecer o quanto evoluímos no tempo e como os demais
concorrentes e parceiros evoluíram. Analisar a nossa "série temporal de
resultados".

É daí que extraímos a força que precisamos para lutar diariamente. A cada
dia que passa acredito mais no Brasil, em Ribeirão Preto, em nosso povo e em
nossas instituições e empresas, pois aprendi a reconhecer e enxergar o
quanto já conquistamos!
 
Fabiano Guimarães | Gerente Regional Fiesp/Ciesp
Fonte: http://empreendersa.tempsite.ws/noticia/O+que+já+conquistamos!/54

Entregas Expressas

Pessoal mais uma noticia para alegrar o setor de logística!!

 

Center Cargo lança serviço de courier

 

Meta é agilizar exportações realizadas por pequenas empresas.

 

A Center Cargo, empresa que desenvolve gerenciamento técnico e administrativo no transporte de cargas, anuncia que coloca à  disposição do mercado a Center Courier Express. De acordo com informações da companhia, a proposta da novidade é agregar valor aos negócios da empresa, além de otimizar custos e agilizar operações internas e de exportação até US$ 50 mil.

Segundo o diretor da Center Cargo, Jair Pereira, o serviço surgiu após a organização identificar no mercado a necessidade de soluções logísticas expressas com mais qualidade. “Nosso sistema é ágil e

seguro. A carga é rastreada e monitorada 24 horas e realizamos uma supervisão criteriosa desde a origem até a entrega da carga”, diz.

Já o responsável pela Center Courier, Antônio Silva, afirma que o exportador poderá contratar câmbio nos trâmites normais da Lei Brasileira, facilitando as exportações e recebimento dos valores

envolvidos. “Desta forma as micros, pequenas e médias empresas podem ampliar sua participação no mercado externo. Até mesmo as grandes podem usufruir do sistema na exportação de pequenos

valores, otimizando custos e agilizando processos”, garante.

 

Fonte : Site Tecnologistica

Noticias do Setor

Bom pessoal hoje recebi esta informação que acredito ser interessante compartilhar com vocês! Otimo final de semana a todos

Quem me enviou? Meu grande amigo e parceito de logística Tarcisio “ Mano” Menezes ( RS)

“ “ZPE entrará em operação até abril

 

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que será implantada no município de Jaboatão dos Guararapes deve entrar em operação entre fevereiro e abril de 2011. A previsão é de que as obras da ZPE, que deverá ser a primeira do gênero no país, iniciem-se em janeiro do próximo ano, de acordo com a construtora Moura Dubeux, dona do terreno. O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação na última segunda-feira, e depende apenas da sanção do presidente Lula para que seja oficializado.

 

Lula, por sinal, foi convidado pelo governador Eduardo Campos a vir, ainda neste mês, para formalizar a criação da primeira ZPE, que segue um modelo de incentivo do comércio exterior consagrado em países como China e Estados Unidos. A área de 1,98 milhão de metros quadrados será destinada à instalação de indústrias, que precisarão exportar pelo menos 80% de sua produção. Em troca, elas terão isenção de impostos federais, estaduais e municipais, como o IPI e o Cofins.

 

A Moura Dubeux vai gerir aadministradora da ZPE, e deve investir R$ 12 milhões na construção do prédio da Receita Federal, na pavimentação interna, na terraplenagem, na construção de dois galpões e nos muros do terreno. O governo do estado será responsável pela infraestrutura externa, como os acessos viários ao local, e deverá investir, por sua vez, R$ 4 milhões nas obras.

 

O prazo para começar a construção da obra, por lei, é de 12 meses após o decreto presidencial, que deve ser publicado neste mês. Mas a decisão foi antecipar essa parte do projeto. "Estamos sentindo uma demanda grande por investimentos no estado. Não há como esperar", disse Armênio Ferreira, superintendente da MD Urbanismo, braço industrial da Moura Dubeux.

 

Paralelamente à construção dessa infraestrutura, de acordo com ele, a empresa vai iniciar a captação de indústrias interessadas em se instalar na ZPE. A primeira fase do projeto, cujas obras devem estar concluídas até fevereiro de 2011, poderá contar, ainda segundo Ferreira, entre 10 e 12 fábricas consideradas demédio porte. "Mas tudo vai depender da demanda. Se alguma empresa solicitar 500 mil metros quadrados, vamos mudar nosso planejamento", disse.

 

A previsão é de que, do 1,9 milhão de metros quadrados do terreno, cerca de 1 milhão será aproveitado para o arrendamento junto às indústrias, que terão contratos de no mínimo 20 anos renováveis pelo mesmo período. A empresa já iniciou os projetos arquitetônicos para a construção da infraestrutura local.

 

Além da ZPE em Jaboatão dos Guararapes, existem 26 projetos esperando aprovação no Executivo federal. Até agora, apenas a ZPE de Assu, no Rio Grande do Norte, foi também aprovada no Conselho das ZPEs. A ZPE pernambucana fica localizada nas margens da BR 101 sul, a 12 quilômetros do Complexo Industrial Portuário de Suape. (Fonte)

Postado por: NewsComex - Comércio Exterior e Logística”

 

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Noticias do Trem Bala !!

Será que agora vai?

Vejam o que foi publicado no site: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200912082200_RED_78602414 :

“ O Conselho Nacional de Desestatização (CND) publicou nesta terça-feira uma resolução estabelecendo uma tarifa-teto de R$ 0,60 por km na classe econômica para o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Com esse valor, o trajeto entre as duas maiores cidades do País (cerca de 410 km) sairia por R$ 246.

A resolução especifica que o leilão para o projeto será realizado na BM&FBovespa, com uma combinação entre menor valor de financiamento público (com teto de R$ 20,868 bilhões) e menor tarifa, com teto de R$ 0,60 por km na classe econômica.

Segundo o documento, as demais tarifas serão fixadas livremente pelo concessionário, obedecendo a um limite de 75% de adicional para a tarifa da classe executiva (no caso do percurso de 410 km, o bilhete sairia por R$ 430). Além disso, 60% dos assentos de cada trem devem ser obrigatoriamente de classe econômica. O reauste terá base anual e será feito pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Na última segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu ministros da área de infraestrutura para discutir como viabilizar o projeto de construção do trem-bala brasileiro. Segundo fontes da presidência, a intenção é que o leilão de concessão seja realizado até o final do mês de maio de 2010.

Por ora, o governo ainda precisa resolver impasses como definir que entidade arcaria com uma eventual falta de demanda de passageiros. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) defende que o risco deva incidir sobre o empreendedor, mas as empresas sugerem repartir o ônus também com a União. A empresa vencedora terá concessão de 40 anos e será responsável pela construção, manutenção e prestação de serviço aos passageiros. Orçado em R$ 34,6 bilhões, o trem-bala não deverá ser aproveitado na Copa do Mundo de 2014. O Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estima a conclusão da obra para 2015, o que permitirá que o TAV seja disponibilizado à população apenas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. ” Fonte: WWW.economia.terra.com.br

 

ANTT prorroga prazo de renovação do RTTC

Como era de se esperar.... a ANTT prorrogou o prazo  para renovação do registro. Veja abaixo (extraído do site do ANTT):

3/12/2009

ANTT prorroga prazo para recadastramento de transportadores de carga

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informa que o prazo para o recadastramento dos transportadores que já possuem o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) será prorrogado. A data limite que era 18 de dezembro de 2009, será substituída por um calendário escalonado conforme o número final dos atuais registros, de acordo com a tabela abaixo:

Final do Número do Registro no RNTRC

Data Final do Recadastramento

1

31/mar/10

2

30/abr/10

3

31/mai/10

4

30/jun/10

5

31/jul/10

6

31/ago10

7

30/set/10

8

31/out/10

9

30/nov/10

0

31/dez/10

 

ASCOM/ANTT

 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Quarta turma do RTTC em Maringá

Esta semana estarão sendo ministradas as aulas de  Tecnologia embarcada, Noções de Planejamento e Administração de Frotas para a 4ª. Turma do Responsável Técnico de Transporte na Cidade de Maringá.

Este curso é a base para a formação do responsável técnico de transporte , atendendo as prerrogativas da Agencia Nacional de Transporta a ANTT.

 

Postagem por email

Interessante as mil e uma formas de postar um relato no blog.


Minha vida é andar por este pais...

Interessante a complexidade de problemas existentes na logistica brasileira! De um lado vemos o governo, prometendo mundos e fundos e de outro o contribuinte que muito reclama e pouco sabe cobrar!
Inclui-se ainda as empresas que tentam " sobreviver" entre atender seus clientes, manter-se  viva e produtiva e ainda honrar com seus compromissos tributários!

É impressionante como o poder publico mostra um verdadeiro descaso com as rodovias sobre sua responsabilidade. Digo isto pois sou um usuario constante de vicinais pelo interior dos estados de são paulo, paraná e mato grosso, onde venho notado a forma como os departamentos responsaveis pela manutenção das rodovias tratam o processo de conservação destas vias.
Da para montar um quadro ou mesmo um panorama entre o processo de conservação de uma rodovia pedagiada e uma rodovia não pedagiada. Vou tentar em pontos topicos apontar minhas observações realizadas duranto o uso de rodovias pedagiadas e não pedagiadas:
  • Rodovias pedagiadas apresentam uma preocupação frenetica e constante de evitar que surgam problemas;
  • Rodovias não pedagiadas apresentam problemas que demoram a serem resolvidos, não que nao sejam resolvidos porém o tempo de resposta e muito lento comparado ao das concessionárias;
  • Rodovias pedagiadas : Existe um trabalho forte de busca por interatividade com o usuário principal benfeitor das melhorias realizadas como pontos de socorro, equipes de apoio, monitoramentos..;
  • Rodovias não pedagiadas: Transparece a preocupação do governo com o usuário, ou seja quase nenhuma!
Logicamente isto que escrevo, é mais um desabafo pois hoje foi dificil viajar de minha cidade até a cidade de Maringá sem notar estes dois pontos pois utilizei das duas modalidades de rodovias citadas, onde na não pedagiada ganhei um arranhão no meu carro oriundo de um pedrisco que " escapuliu" de uma atividade de " tapa buraco" enquanto que em outra, quando precisei, fui prontamente atendido com uma educação digna de um lord ingles, ou melhor de uma duqueza, pois se tratava de uma funcionaria de uma praça de pedagio! forte abraço a todos