sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Noticias :Demanda logística na região crescerá 25% neste fim de ano. fonte:NTClogistica.org.br

Pessoal vejam que a economia cada dia mais esta retomando seu crescimento,
vejam a noticia que saio no portal da NTC. Creditos e fontes no final do
material
Ótimo final de semana a todos


" A ascensão dos negócios nos setores têxtil, alimentício, automotivo e varejista garantirão uma boa quantidade de viagens extras às empresas de transporte e operadores logísticos instalados no Grande ABC neste fim de ano. A demanda para as empresas da região deverá crescer ao menos 25% em
relação ao mesmo período do ano passado.Diante do cenário de recuperação econômica, a Sete Estradas Logística, de São Bernardo, reforçou sua estrutura com a contratação de 100 veículos operados por empresas parceiras e cerca de 300 pessoas para a área operacional. O diretor comercial, Marcelo
Flório, estima que o incremento médio nos negócios devido à sazonalidade chega a 50%.
Para atender redes como Grupo Pão de Açúcar, Lojas Renner, C&A, Centauro e
Lacoste, a empresa colocará todos as carretas que rodavam apenas 12 horas para operar o dia todo. "Alugamos áreas e verticalizamos os espaços disponíveis para dar melhor vazão ao estoque", diz Flório.
O diretor avalia que nos últimos 30 dias a demanda aumentou, especialmente por causa do nível de confiança do consumidor. Para 2010, um dos planos da Sete Estradas é transferir as atividades para um centro de distribuição na Rodovia Régis Bittencourt e renovar parte da frota própria formada por 250
caminhões.

Na opinião de Antonio Caetano Pinto, presidente do Setrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC), "faltam veículos para que as empresas da região consigam atender plenamente os clientes". Pinto estima que a frota do Grande ABC seja formada por 25 mil caminhões e que 45 mil pessoas estejam envolvidas no setor.

Recorde - A Grecco Logística, sediada em Mauá, garante que seu faturamento será recorde neste trimestre. Sem revelar números, Paulo Roberto Campos, diretor-geral, destaca que os setores de autopeças, vidro e petroquímico serão os responsáveis por este avanço.

"Em março deste ano a economia passou a dar sinais de recuperação, destoando do desempenho que registrava desde outubro", lembra Campos. Com os negócios crescendo vertiginosamente, a Grecco decidiu antecipar parte dos investimentos programados para 2010, como a aquisição de veículos tracionados, semirreboques e carretas especiais.

O diretor-geral afirma que está otimista para o ano que vem, visto que os clientes do segmento de vidro, por exemplo, planejam incremento mínimo de dois dígitos. "Acompanharemos o avanço dos clientes para manter a posição conquistada", diz.

Outra companhia que também confirma o aumento da demanda neste fim de ano é a Mesquita Soluções Logísticas, pertencente à Santos Brasil - operadora do Tecon de Santos, o maior terminal de contêineres da América do Sul. 
Conhecida pelo know-how no setor químico, a empresa tem no varejo e indústria automotiva seus principais nichos de negócios.

Por ter ações negociadas na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), a companhia não divulga expectativa de alta nos negócios. Entretanto, nos primeiros nove meses do ano, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) na atividade logística da empresa atingiu R$ 16,3
milhões frente aos R$ 5,8 milhões registrados no igual período de 2008.


" Fonte: Diário do Grande ABC pesquisado em 18/12/2009.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Sythex fornece sistema WMS para o grupo Cambuci - Penalty . fonte: Portal LogWeb

Pessoal vejam como as empresas estão se movimentando para o uso do WMS!
Forte abraço a todos!

"A empresa de software Sythex fechou uma parceria com o grupo Cambuci,
fabricante dos produtos da Penalty. A partir de agora, todo o sistema de
logística de um dos maiores fabricantes de artigos esportivos do Brasil será
gerenciado pela Sythex por meio do sistema WMS. O primeiro armazém a receber
o projeto piloto será o de Itajuipe, na Bahia. Na sequência, mais dois
armazéns entrarão no cronograma de implantação.

De acordo com o gerente comercial da Sythex, Marcelo Franco, fatores como a
maturidade e a modernidade do sistema, além de diferenciais técnicos que o
software apresenta, influenciaram os executivos da área de TI e Logística a
optarem pelo WIS Sythex. "Como já temos o sistema implantado em outros
armazéns na operação logística de artigos esportivos, calçados e vestuário,
oferecemos também a experiência neste setor, o que nos coloca à frente de
outras empresas", afirma.

Franco ainda ressaltou mais um diferencial: a experiência na integração do
WIS ao sistema de ERP (Datasul) e o modelo de comercialização exclusivo da
Plataforma Avançada de Gestão Empresarial (PAGE), lançada pela Sythex no
primeiro semestre deste ano. "Tudo isso acabou contribuindo
significativamente no processo de escolha do sistema, pois nós desenvolvemos
esta fórmula com um percentual muito bom de sucesso".

Pela plataforma oferecida pela Sythex, o cliente utiliza o sistema como um
serviço, e não mais como um produto. As empresas contratantes não pagam as
licenças de software, mas ganham acesso a uma plataforma de soluções que
complementam o ERP, pagando somente pelo que utilizarem.

A Penalty está no mercado desde 1970, na cidade de São Paulo, e desenvolve
desde calçados e confecções, até bolas e acessórios direcionados a diversas
modalidades como futebol, vôlei, basquete, handball e futsal" fonte:
http://logweb.com.br

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Governo estende o prazo do Procaminhoneiro para junho de 2010 Fonte: Transporta Brasil

Pessoal !! Noticia retirada do site : http://www.atrbrasil.com.br

Pacote de incentivos assinado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega,
prorrogou diversos benefícios para fomentar o aquecimento da economia e
prazo de vigência do Procaminhoneiro, que expiraria em 31 de dezembro, foi
ampliado para junho do ano que vem

O governo federal, por meio do ministro da Fazenda, Guido Mantega, prorrogou
para junho de 2010 o prazo de vigência do Procaminhoneiro, programa de
fomento à renovação de frota, que oferece taxas de juros de 4,5% ao mês e
prazo de até 96 meses para financiar a compra de caminhões novos e usados
com até 15 anos de fabricação. Diante da grande procura e da dificuldade de
milhares de transportadores na obtenção do financiamento, o Procaminhoneiro
foi prorrogado até junho de 2010, para alívio de muitos transportadores,
empresas e autônomos, que precisam renovar suas frotas.

Segundo o presidente da União Nacional dos Caminhoneiros (Unicam), José
Araújo "China" da Silva, que concedeu entrevista exclusiva ao Portal
Transporta Brasil, o Procaminhoneiro é um programa primordial para todo o
transporte rodoviário de cargas brasileiro. "Este programa significa tudo na
vida de um caminhoneiro, que sempre foi aquele que comprou o caminhão de
alguém que não queria mais, sucateado e velho. Normalmente, 70% dos
autônomos sofrem com isso. As frotas das empresas de transportes têm idade
média de 11 anos. No caso do agronegócio, a idade média é de cinco anos.
Considerando os autônomos, a coisa fica feia. A idade média é de 23 anos.
Isso é a média. Temos caminhões de 40 e de até 60 anos rodando pelo Brasil.
É comum vermos os famosos Barriga D'água, os Jacarés, da Scania, os Fenemês,
trabalhando País afora. É por isso que este programa é tão importante", diz
o dirigente, popularmente conhecido no setor como China.

Criado pelo governo Lula, o programa passou por uma reformulação até chegar
ao modelo atual, com juros de 4,5% ao ano. "No governo Lula, foram feitos
três programas para a compra de caminhões. O primeiro foi o Modercarga, que
não deu certo. O segundo foi o BNDES Caminhoneiro, que também não deu certo,
e o terceiro foi o Procaminhoneiro. Eu não sou o inventor do
Procaminhoneiro. O que eu fiz foi aperfeiçoar o projeto, a pedido do próprio
presidente Lula. Quando me encontrei com ele há pouco mais de um ano, ele me
perguntou como estavam as ações para melhorar as condições dos
transportadores. Eu disse a ele que estava tudo da mesma forma, nada tinha
evoluído. Foi então que ele me pediu para aperfeiçoar o projeto, que
entreguei no dia 29 de abril de 2008 à ministra Dilva Rousseff, da Casa
Civil, e um mês depois o Procaminhoneiro foi recriado", revela o presidente
da Unicam.

Dificuldades de acesso ao crédito

Em todo o Brasil, milhares de caminhoneiros têm reclamado que não estão
conseguindo o acesso ao financiamento com juros baixos para a compra dos
caminhões. De acordo com China, isso se deve à dificuldade dos bancos em
oferecer o produto, menos vantajoso para as instituições financeiras do que
financiamentos como o Finame, que remunera melhor. "Temos tido reclamações
constantes de caminhoneiros que entram em contato conosco na Unicam, que não
estão conseguindo o acesso ao crédito. Os bancos têm dificultado este acesso
e não estão respeitando a decisão do governo federal de propiciar esta
facilidade aos transportadores", explica China.

A quem recorrer?

O presidente da Unicam colocou a entidade à disposição de todos os
caminhoneiros do Brasil para interceder em favor deles na busca pelo
financiamento do Procaminhoneiro. "Eu vou me empenhar pessoalmente nisso.
Quero saber do BNDES e das montadoras quantos caminhões estão sendo vendidos
via Procaminhoneiro. Vou pedir relatórios mensais para que possamos
acompanhar esta evolução. Se os caminhoneiros tiverem problemas para a
obtenção do financiamento com as montadoras e com os bancos, devem ligar
para mim, entrar em contato com a Unicam (www.unicam.org.br
 11 - 3935-6760  11 - 3935-6760 ). Peço que me escrevam, que mandem e-mail
(unicam@unicam.org.br), para que eu possa saber como está esta adesão e como
cobrar das autoridades. Eu sei que há problemas, mas não tenho tido
subsídios da categoria para agir. Peço que entrem em contato conosco para
que possamos interceder.Eu sei de quem cobrar", finaliza o presidente da
União Nacional dos Caminhoneiros

Em 2010, Paraná construirá 100 pontes em estradas rurais

Pessoal bom dia! Segue noticia recebida hoje do boletim da ATR BRASIL: “Roberto Requião, Governador do Paraná, afirmou na última semana que a construção das 100 pontes em municípios rurais do estado estão garantidas para o ano de 2010. O representante estadual já homologou a licitação, no valor de R$ 2,7 milhões, para a fabricação das vigas, lajotas e guarda-rodas que serão utilizadas nas obras.

A iniciativa, segundo Requião, faz parte de um programa da Secretaria dos Transportes, que fornece o material de construção a esse tipo de reestruturação.

Rogério W. Tizzot, Secretário dos Transportes, afirma que a premissa é aperfeiçoar trechos que sirvam para o escoamento da produção dos municípios e para o transporte escolar. “O objetivo é facilitar a ligação das áreas rurais com os centros urbanos dos municípios para dar reais condições de crescimento e desenvolvimento econômico”, declarou.

Antônio Anibelli Neto, Chefe do Departamento de Fomento Rodoviário aos Municípios da Secretaria dos Transportes, afirmou que este programa é único no País. “Desde 2003, priorizamos e atuamos em municípios localizados nas regiões de menor Índice de Desenvolvimento Humano para criar melhores condições de infraestrutura”, observou.

Dessa data até o momento, foram construídas 485 pontes em todas as regiões do estado paranaense. Os investimentos nas obras já chegam a R$ 6,1 milhões. ”

Fonte:Webtranspo