sexta-feira, 9 de abril de 2010

Logística no mundo: Ministro dos Transportes destaca realizações do sector aéreo - Fonte: ANGOLA PRESS

Luanda – Investimentos para a modernização das infra-estruturas aeroportuárias, em curso no país, são exemplos de transformações de fundo que estão a ocorrer no sector dos transportes aéreos, destacou hoje, em Luanda, o ministro dos Transportes, Augusto Tomás.


O governante teceu estas declarações ao discursar na abertura da 1ª Reunião da Comissão Nacional de Facilitação e Segurança da Aviação Civil, realizada sob o lema “Criemos sinergias para a implementação do Sistema Nacional de Facilitação e Segurança da Aviação Civil”.


Na ocasião, Augusto Tomás mencionou ainda como transformações no sector, o sucesso regulatório conseguido com o inicio do processo de certificação das companhias aéreas angolanas, a transformação em curso na TAAG, com resultados visíveis e reconhecimento internacional da Associação Internacional de Transporte Aéreo, com o certificado Iosa, e da União Europeia.


“O transporte aéreo é essencial para o crescimento económico devido às externalidades positivas que cria nas economias nacionais na medida em que o transporte aéreo é um forte catalisador do comércio global, do investimento estrangeiro, do turismo da melhoria da eficiência das redes de distribuição e do próprio processo de inovação.


Segundo o ministro, a reunião da Comissão Nacional de Facilitação e Segurança da Aviação Civil (Confaseac) enquadra-se na resposta de Angola, na qualidade de Estado contratante da organização da aviação civil internacional.


Esta contratação, explicou, é concernente a criação de organismos, legislação e disponibilização de meios técnicos e humanos para a salvaguarda da aviação civil contra os actos de interferência ilícita.


“O passo central que hoje iniciamos passa por consubstanciar a Confaseac, que tem como objectivo primordial apoiar e aconselhar na implementação do Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil, já definido pelo Instituto Nacional de Aviação Civil”, disse.


Encerrada hoje, a 1ª Reunião da Comissão Nacional de Facilitação e Segurança da Aviação Civil abordou temas como “Legislação da Facilitação e Segurança da Aviação Civil Contra Actos de Interferência Ilícita” e “Sistema de Facilitação e Segurança da Aviação Civil Internacional”.


Participaram no encontro, entre outros, os ministros da Justiça, Guilhermina Prata, da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi, assim como representantes dos ministérios da Defesa, da Agricultura e Pescas, do Estado-maior da Força Aérea Nacional e da Comando Geral da Polícia, todos membros da referida comissão.


O evento contou também com a participação do Director-geral do Instituto Nacional de Aviação Civil (Inavic), Celso Rosas e de presidentes dos conselhos de administrarão das empresas do sector da aviação civil e convidados.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Logística em Foco:Rodoanel beneficia logística no interior . fonte :Portal da Propaganda

cidade de Jundiaí no interior de São Paulo já é considerada um dos grandes polos logístico do país. A região é privilegiada, está próxima das cidades de São Paulo e Campinas; além de oferecer acesso facilitado a duas das mais importantes rodovias do país, Anhanguera e Bandeirantes; fica próxima também a aeroportos como o de Viracopos, Cumbica e Guarulhos, além do fácil acesso a uma extensa malha ferroviária e ao Porto de Santos.




Esses números tendem a aumentar na região, já que o Rodoanel foi inaugurado no começo do mês e certamente será um dos mais importantes avanços para o setor logístico da região, facilitando ainda mais os centros de distribuição e os operadores logísticos que queiram se instalar na região.

Visando esse mercado promissor, a Adelson Eventos realiza nos dias 15, 16 e 17 de junho a Feira Internacional Logística.2010 um evento internacional que será realizado no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva em Jundiaí, São Paulo. A feira deve atrair 15 mil visitantes, com aproximadamente 100 expositores em um espaço de quase 53 mil m² que serão divididos em uma área externa e mais 3 pavilhões cobertos. O objetivo é atrair investidores, empresários e profissionais da área de logística que queiram conhecer as novas tecnologias, as novidades do setor e consequentemente a geração de negócios.

A Feira Internacional Logística.2010 terá uma programação que inclui um espaço reservado para palestras e um congresso que resultará em um intenso networking entre os participantes.

O ciclo de palestras começa no dia 15, com os seguintes temas: Produtos Perigosos: Prevenção e Fiscalização ministrada pelo 1º Sargento Amauri Aparecido Marques Piva e pelo 3º Sargento Alceu Martinho Neto da Polícia Rodoviária; Porto de Santos e Terminais de Containers no Interior realizada por Gustavo Costa da empresa Hamburg Süd /Aliança Navegação; Legislação e Pesagem no Sistema Anhanguera - Bandeirantes por Fausto Cabral da CCR AutoBAn.

No dia 16, haverá as seguintes palestras: Cabotagem, multimodalidade e sustentabilidade por Bruno Crelier da Hamburg Süd /Aliança Navegação; Logística no Atendimento Médico Pre-Hospitalar do Resgate da AutoBAn por Marcelo Teixeira da CCR AutoBAn.

No último dia, dia 17 os temas serão: TI Aplicada em Logística, ministrada por Manoel Oliveira da ASLOG; O Papel da Infraero na Cadeia Logística, por Carlos Magno Ribeiro Leite da Infraero; Criminalidade nas rodovias: trocando informações pelo 1º Tenente Luis Fernando Barbosa da Polícia Rodoviária; Acidentes de Trânsito com Produtos Perigosos, pelo 2º Sargento Esmeraldo Batista dos Anjos do Corpo de Bombeiros; Policiando Rodovias no Estado de São Paulo – um estudo de caso pelo Capitão Robinson Pomilio da Polícia Rodoviária; Legislação de Prevenção Contra Incêndios, pelo 1º Tenente Allan Muniz de Andrade do Corpo de Bombeiros; Segurança ao Dirigir - 10 Leis do Motorista Defensivo por Wagner Freitas da CCR AutoBAn.

A Feira Internacional Logística.2010 é destinada aos empresários, diretores, gerentes e profissionais envolvidos nos setores de logística que buscam soluções e melhorias para os diferentes modais.

Para receber o grande público e oferecer o melhor conforto também aos expositores, a estrutura contará com amplo estacionamento, segurança, restaurante no parque, auditório para palestras e congresso, posto médico, cooperativa de táxi operando no local, CAEX (Centro de Atendimento ao Expositor), secretaria com profissionais bilíngues e internet wireless.

A Feira Internacional Logística.2010 recebe o apoio da Prefeitura de Jundiaí, da ABEPL (Associação Brasileira de Empresas e Profissionais de Logística) e dos parceiros internacionais, ITALCAM - Câmara Ítalo-brasileira, Aliança Brasil-China e do Consulado Geral da China. Conta também a CVC como operadora oficial para proporcionar conforto e tranqüilidade nas viagens e translados até o evento. Isso mostra a visibilidade que a Feira Internacional Logística.2010 terá.

logística no Brasil e No Mundo:Gigante de logística de Warren Buffett cria subsidiária no Brasil com foco internacional - Fonte: Site Cidade Biz

Com a International Logistics, a McLane quer adotar o conceito 'one stop shop'

08.04.2010 - 14:36

Redação

A McLane do Brasil, controlada pela Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, anuncia a criação de nova divisão de negócios no país, a International Logistics, que nasce sob a expectativa de que ajude a cumprir a previsão de aumento em 100% do faturamento da empresa no Brasil em 2010.

Em nota à imprensa, a McLane do Brasil afirma que iniciativa posicionará a companhia, que tem faturamento mundial de U$ 35 bilhões, em um novo patamar no setor, como integrador logístico internacional.

A ideia é empregar o conceito "one stop shop", oferecendo serviços completos para toda uma cadeia, da coordenação das operações de exportação e importação à sinergia e controle das atividades comerciais, fiscais, governamentais e operacionais dos processos. Ou seja, suprindo todas as necessidades do cliente.

O diretor-geral da International Logistics é Fernando Medeiros, que está há um ano na McLane. Há 18 anos no mercado, Medeiros já trabalhou na Barwill, CSAV, Libra e Wallenius.

"Sediada no Brasil, a nova unidade de negócios cuidará da logística internacional de clientes nacionais e internacionais", diz o executivo. A empresa pretende desenvolver serviços de carga aérea nacional e internacional e transporte marítimo de container.

A McLane, do ponto de vista global, é responsável pela movimentação anual de milhões de toneladas de produtos de empresas como Samsung, Procter & Gamble, Unilever, Natura, Cadbury, Hershey’s, Panasonic, Pioneer, Avon, M. Officer e Harley Davidson.

Logística em foco: SP raciona remédio contra aids por falha logística - Agencia ESTAdo

A falta do Lamivudina, um dos medicamentos do coquetel para tratamento da Aids, levou o programa do Estado de São Paulo contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) a fracionar comprimidos e a remanejar medicamentos para atender os ambulatórios estaduais. O medicamento, usado diariamente por soropositivos, está em falta no Estado. Desde o início de abril, é constatada a falta do produto nas regiões de Campinas, Marília, Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto.



A falta, que ocorre por problemas de logística na entrega dos medicamentos e pela adaptação do almoxarifado à mudanças do código de barras, foi agravada pelo feriadão da Páscoa, informou a diretora de Logística de Medicamentos do programa, Edjane Falcão. Segundo ela, para atender a todos, foram feitos remanejamentos de cargas de uma região para outra e fracionados comprimidos entregues aos ambulatórios.



O programa informou hoje que a normalização deve ocorrer até o início da semana que vem. "Disseram que nos mandariam o medicamento na segunda; a falta aqui ocorre desde terça-feira", disse a coordenadora de Marília, Helena Shawitz. A previsão do programa estadual é de que a região de Sorocaba também seja abastecida a partir desta sexta-feira ou segunda, quando o município buscará o medicamento no aeroporto de Guarulhos.



Para segunda-feira também está prevista a normalização em Bauru. Já a região de Campinas, que possui a maior massa de soropositivos do Estado teria recebido os medicamentos na quarta-feira. "Aqui, conseguimos uma remessa que veio remanejada depois que ameaçamos entrar com centenas de ações na Justiça", disse Júlio Caetano, do Grupo de Doentes de Aids, de São José do Rio Preto, região onde 1,2 mil soropositivos consomem 16 mil comprimidos por mês.

Empresas de logística buscam crescer também fora do Brasil . fonte :http://www.dci.com.br

SÃO PAULO - As empresas de logística brasileiras começam a alçar novos voos e vislumbram explorar mercados internacionais, com plano de buscar terminais de contêineres fora do País para operar cargas que chegam principalmente na América do Sul. Este é o caso da Santos Brasil, empresa que obteve um faturamento de R$ 660 milhões no ano passado e tem a meta de alcançar crescimento de 10% em 2010. Outra empresa que também pretende ampliar seus horizontes no mercado internacional é a Tito Global Trade Services, provedora de serviços de logística internacional e comércio exterior que estuda instalar escritórios no Chile, no Peru e na China para atender à demanda de produtos chineses que anualmente recebe.

A Santos Brasil, que é a maior operadora de contêineres do País, de acordo com seu novo presidente, Antônio Carlos Sepúlveda, vislumbra a médio e longo prazo explorar terminais de contêirneres em países como Argentina, Chile e Peru, por exemplo. "A meta, ao explorar o mercado internacional, é justamente ampliar ainda mais o nosso foco de atuação. Começamos na América do Sul e ampliaremos para o mundo", comemorou Sepúlveda.

No mercado interno, a companhia também segue em ritmo de expansão, tanto que prevê aplicar R$ 137 milhões este ano, apenas para ampliar o novo terminal da empresa no Porto de Imbituba, em Santa Catarina. O local, que já opera parcialmente, possui dois guindastes, e estão para chegar outros dois até o ano que vem. "Imbituba será um porto moderno e com capacidade para receber navios maiores", afirmou Sepúlveda.

Além disso, o novo executivo da companhia afirmou que a Santos Brasil irá participar de todas as licitações que forem abertas para a construção de novos terminais. "Estamos interessados em ampliar nossos negócios; portanto, se houver uma licitação nós iremos participar", finalizou Sepúlveda.

Outro indicativo de que a área portuária no Brasil deverá ter um dos principais investimentos -para atender à crescente demanda da área de logística e assim evitar o medo do gargalo, que é o fantasma do segmento- veio do ministro dos Portos, Pedro Brito. Ele confirmou um aporte no setor, previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), de R$ 5,1 bilhões, dos quais R$ 3,7 bilhões serão destinados apenas à área de dragagem de portos como os de Imbituba, em Santa Catarina, Porto Areia Branca (RN), Porto Rio Grande (RS) e o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. "Essas obras fazem parte de um planejamento da secretaria para melhorar a infraestrutura portuária no Brasil", disse o ministro.

De acordo com Brito, presente ontem na abertura da feira Intermodal, que acontece até o dia 8 deste mês no Transamérica Expo Center, em São Paulo, serão aplicados, ainda do montante de R$ 5,1 bilhões do PAC-2, cerca de R$ 500 milhões apenas na área de inteligência em logística - parte de tecnologia da informação (TI), softwares e fim da burocratização com uso contínuo de papéis, com a meta de digitalizar todo o serviço.

A Codesp, que administra o Porto de Santos, o maior da América Latina, por exemplo, terá ainda uma ajuda financeira de R$ 1,5 bilhão, afirmou ontem o ministro dos Portos. Esse valor também virá de uma fatia do PAC-2 destinada a acesso ao porto e aprofundamento do canal, entre outros serviços. "Todas essas obras irão tanto melhorar o acesso ao Porto de Santos como ampliar ainda mais a capacidade do porto", comentou Brito.

Já a empresa Tito pretende encerrar 2010 com um crescimento de 24% nos negócios, já que em 2009 a empresa amargou uma queda de 12,8% em seu faturamento, em relação ao ano anterior. Entretanto, o presidente da companhia, Hermeto Bermúdez, disse que este ano a empresa investirá US$ 600 mil no fortalecimento das unidades comerciais, tanto no Brasil quanto no mundo. "Vamos criar equipes de vendas em cada país de atuação. Queremos ampliar nossa presença junto aos parceiros atuais, prospectando também o aumento da carteira de clientes. Nosso investimento será feito em pessoas e em processos", disse Bermúdez.

O presidente da empresa também comentou que estuda a abertura de novas filiais em outros países. "Temos interesse em abrir filiais no Chile, no Peru e na China, onde temos representantes comerciais", finalizou Bermúdez.

Carga aérea

Na carga aérea, a TAM Cargo registrou queda de 7,5% em 2009, frente ao resultado do ano anterior, faturando R$ 936 milhões. Neste ano, a previsão é retomar os valores obtidos no ano de 2008 e alcançar uma expansão de aproximadamente 10%. Com um projeto que prevê economizar 35% no tempo do embarque e desembarque das mercadorias aéreas, a empresa desenvolveu uma nova embalagem com liga metálica interna.

Com planos de crescer e ampliar seus negócios, duas empresas brasileiras do setor logístico miram o mercado exterior para instalar terminais de contêineres e desembaraço aduaneiro. Este é o caso da empresa Santos Brasil, que pretende instalar terminais de contêineres na América do Sul. "Estamos interessados em ampliar nossos negócios; se houver uma licitação, nós iremos participar", garantiu ontem o presidente da empresa, Antônio Carlos Sepúlveda.

A Tito Global Trade Services, que já atua no exterior com serviços em logística e comércio exterior, estuda ampliar seus escritórios para Chile, Peru, e China a fim de atender a forte demanda originária do exterior. "Temos interesse em abrir filiais nesses países, onde já contamos com representantes comerciais", diz Hermeto Bermúdez, presidente da Tito.

Outro indicativo de que a área portuária deverá ter um dos principais investimentos para atender à demanda partiu do ministro dos Portos, Pedro Brito, que confirmou o investimento de R$ 5,1 bilhões vindos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) na área de portos. "Essas obras fazem parte de um planejamento da secretaria para melhorar a infraestrutura portuária no Brasil", comentou Brito.

Logística Multimodal: Standard Logística investe R$ 42 milhões em SP, PR e RS fonte: Notícias Transporta Brasil

A Standard Logística, operadora especializada em logística intermodal frigorificada, cresce, em média, 55% ao ano, com Unidades de Armazenagem e Terminais Intermodais nos principais estados brasileiros, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Ao todo, eles somam
mais de 90 mil posições paletes.
Somente em 2010, a empresa direcionou investimentos de R$ 42 milhões para sua nova unidade em Cambé (PR), construção do Terminal Intermodal Rodoferroviário em Cubatão (SP), ampliação de estrutura em Esteio (RS) e aquisição de frota própria de caminhões.
Somente na construção de uma Unidade de Armazenagem Frigorificada em Cambé (PR), a Standard está investindo R$ 15 milhões.
Inicialmente, são 5 mil posições paletes. No segundo momento do projeto,esse número sobe para 15 mil.
A Unidade está localizada na mesma área onde já opera o Terminal Intermodal Rodo ferroviário, o que potencializará as operações através do transporte ferroviário em parceria com a ALL.
Parceria essa que permitirá ao exportador escoar sua carga para os portos de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC) já liberadas pelo Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (REDEX) para facilitar as operações.
O investimento anunciado para o Terminal Rodo ferroviário na cidade de Cubatão (SP) é de R$ 13 milhões para a construção de um desvio ferroviário.
Essa obra faz parte do Corredor Intermodal que liga Mato Grosso a São Paulo, cujas operações foram iniciadas no segundo semestre de 2009.
Os procedimentos para a implantação do Terminal Intermodal Ferroviário em Cubatão já estão em fase avançada. O relatório ambiental, que contempla a construção de uma ponte sobre o Rio Perequê e as análises de interferência à Rodovia e aos dutos próximos, já foi concluído. A expectativa é que ele
entre em operação ainda no segundo semestre de 2010. Com isso, a companhia projeta a duplicação do movimento de cargas. São R$ 7 milhões destinados à ampliação da estrutura da Unidade da empresa
em esteio (RS). Com isso, serão adicionados 6.500 novas posições paletes em armazenagem frigorificada, totalizando 25 mil posições paletes para o atendimento dos mercados interno e externo.
Outros R$ 7 milhões foram direcionados para a aquisição de frota própria de caminhões modelos Worker 9-150 E e Constellation 15.180, leve e semipesado com capacidade volumétrica 20 a 30% maior que a oferecida no mercado.
A nova frota, que entra em operação já no mês de maio, é habilitada para transportar carga em três temperaturas: seca, resfriada e congelada. Para o tal, os caminhões contam com sistema de tecnologia embarcada para controle de risco, rastreadores e gerenciamento logístico. Essa tecnologia possibilita obter informações instantâneas sobre temperatura, tempo de parada e abertura de portas.
Por: Bruno Martins - Redação Portal Transporta Brasil - Direto da Intermodal 2010

Aqces Logística adquire parte da Ultracargo . Fonte: news Tecnologistica

Operador desembolsou R$ 82 milhões pelas divisões de armazenagem de sólidos, transporte rodoviário e logística interna da Ultrapar
A Aqces Logística, marca que nasceu em novembro do ano passado a partir da aquisição da Barci Cargo e da Barci Transportes pela gestora de fundos de investimento Green Capital, divulga mais uma compra.
A recém-criada operadora desembolsou R$ 82 milhões por três divisões da Ultracargo, pertencente à Ultrapar.
"Por iniciativa do próprio grupo, que queria enxugar alguns negócios de seu portfólio, nós participamos de uma concorrência e assumimos as áreas de armazenagem de sólidos, transporte rodoviário e logística interna da empresa", explica Roberto Vidal, diretor-presidente da Aqces.
Assinado no último dia 31, o contrato inclui duas bases operacionais, em Camaçari (BA) e Mauá (SP), 12 filiais e mais cinco armazéns pelo país.
Também fazem parte do negócio os cerca de 650 colaboradores e a frota de 650 veículos, além de uma carteira com aproximadamente 40 clientes ativos e operações duradouras.
A compra desses ativos obedece à estratégia da Aqces divulgada no momento de sua inauguração. "A aquisição dessas divisões da Ultracargo foi muito importante para nós, mas não será necessariamente a única que faremos este ano", garante o executivo, informando que agora começa a segunda fase da
aquisição, a parte burocrática, que deverá ser concluída em 90 dias.
Vidal afirma que a previsão de faturamento da Aqces este ano é de R$ 250 milhões e, a meta é chegar a R$ 1 bilhão até 2014, sem precisar, porém, qual a porcentagem desse valor correspondente às aquisições.
Para o executivo, este mercado está em franca expansão e nem o fato de competir com players grandes e tradicionais representa uma ameaça. "Claro que o segmento conta com representantes fortes já, mas há ainda muito espaço para crescimento e transformação, de forma que mais vai se destacar a empresa que contar com um melhor modelo de negócio", aposta.
www.aqces.com.br

Logística de Transporte: Lançamento de Livro sobre Barreiras Fiscais no TransporteFonte: Transporta Brasil

O Portal Transporta Brasil faz sua estréia em feiras na edição 2010 da Intermodal South America, evento que acontece de 6 a 8 de abril na cidade de São Paulo, no Transamérica Expo Center.
Entre as novidades do portal na feira está a divulgação do livro "Barreiras Fiscais Estaduais: um Entrave Logístico", obra de autoria do advogado especialista em transportes e logística Adauto Bentivegna Filho que trata dos postos fiscais localizadas nas fronteiras dos Estados brasileiros e o entrave que eles causam à logística do País.
O livro é uma iniciativa do SETCESP, Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São e Região, com apoio do Portal Transporta Brasil, e é fruto do trabalho de Adauto em uma viagem por todo o Brasil para verificar a situação das barreiras.